domingo, 29 de novembro de 2009

Os mais recentes lançamentos de videogames

Galera, matéria para os meninos saberem:

Os mais recentes lançamentos de videogames

Essa é para quem é louco por videogames. Um evento no Rio de Janeiro reúne os maiores experts no assunto. Quem passar por lá vai conferir a história e a evolução dos jogos desde a década de 70.

O local é como uma imensa lan house com muitos jogos. Os organizadores do evento esperam seis mil visitantes e as pessoas podem brincar com todos os tipos de jogos, desde aqueles que fazem parte da história - como o Atari dos anos 70 - e também com o que há de mais moderno.

São verdadeiras experiências virtuais, jogos em três dimensões. Tem também as curiosidades como o maior autorama do Brasil, oito pistas, com direito a locutor e premiação no final.

O mercado movimenta R$ 90 milhões por ano. Nos últimos 40 anos os videogames evoluíram muito.

Hoje, dos mais simples aos mais sofisticados videogames, todos começam assim: na ponta de um lápis.

Os personagens saem da cabeça do criador, ganham formas em esculturas e depois viram códigos de programação para fazer parte de histórias virtuais onde os jogadores também participam do lado de fora da tela.

Um negócio bilionário que movimenta mais dinheiro do que a indústria do cinema de Hollywood. "Hoje nós temos na parte de desenvolvimento focar muito no roteiro do jogo, criação dos personagens. A criação ficou muito mais rica. A época da bolinha pulando na tela não existe mais", afirma o coordenador da escola de computação gráfica, Douglas Madeira.

Da invenção do primeiro videogame até hoje, lá se vão 42 anos. Durante todo esse tempo, foram várias as tentativas de fazer o homem se divertir com a máquina.

No início, jogo eletrônico era brincadeira de engenheiro para passar tempo nos laboratórios. O que será que essa turma aí acha do videogame que os pais deles jogavam quando eram pequenos? "Não parece mais um videogame e sim um rádio".

A tecnologia avançou e a estratégia nos anos 80 foi tentar fazer o jogador ter a sensação de estar dentro do jogo. Capacetes estranhos, visor de três dimensões.

Era isso que se via dentro dos óculos que prometiam a realidade virtual, mas que deixavam mesmo era o usuário com dores de cabeça. Nada dessa parafernália foi aceita pelos consumidores. O que levou os videogames ao sucesso foi trazer para sala mais possibilidades de entretenimento. "Eu já fui campeão olímpico três vezes só por causa dessas provas".

O promotor de eventos, Marcelo Tavares, é o maior colecionador de jogos eletrônicos do Brasil e um especialista. Nos armários dele está um pouco da história do desenvolvimento tecnológico dos jogos, que aponta para um caminho que parece não ter volta.

Os videogames agora são jogados online e já não querem que o jogador mergulhe em uma realidade virtual. "O videogame tem que ser uma forma de entretenimento que agrada a família como um todo. Então você tem o console de videogame na sala de casa".

No século XXI, é o jogo que está saindo de dentro da TV.

Fonte:http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1395921-16022,00-OS+MAIS+RECENTES+LANCAMENTOS+DE+VIDEOGAMES.html

Postado por Flora

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